Há muitas maneiras de se aprender Design Thinking atualmente. É só dar um google que você irá encontrar formações em universidades, cursos online no Brasil e exterior, workshops de finais de semana, entre outros.

A minha forma de aprender foi através do curso ME310, promovido pelo Sugar Network, na Porto Design Factory (Instituto Politécnico do Porto – Portugal). Um dia conto como cheguei até lá, mas apenas para dar uma introdução do que estou falando, recomendo assistir essa pequena introdução:

Não dá para não ficar empolgado, né?! Ainda mais se você gosta de estar rodeado de gente super interessante, conhecendo pessoas de todos os cantos do mundo, falando inúmeras línguas e principalmente, discutindo temas diversos sobre inovação e melhorias centradas em usuários como nós.

Nesse vídeo, eu estava lá! Junto com meu time e a universidade de Porto =)

Essa experiência mudou minha visão de mundo e consequentemente, mudou minha vida também. Por isso mesmo, quero compartilhá-la com vocês em detalhes pois foram muitas as lições aprendidas. Vou dividir essa história em vários episódios, afinal foram 10 meses de imersão.

Então, bora começar!

Aprender Design Thinking é revirar sua forma de pensar. E para isso, não basta ler, ver e ouvir. Tem que fazer, viver na pele.

Não é por acaso que antes de fazermos o kick-off (o início oficial) do curso, fomos “jogados no meio da arena”. Nossa iniciação em Design Thinking foi enfrentar o paper bike challenge – o desafio da bicicleta em papel.

UM POUCO DE CONTEXTO

Cheguei no dia 05/Outubro/2018 em Porto. No dia seguinte, num sábado, fomos divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e recebemos as seguintes instruções.

Tínhamos 15 dias para construir um veículo feito em papel para podermos competir na China com outros grupos ao redor do mundo nos dias 24 a 30 Outubro/2018.

O resumo dos principais requisitos daquele ano eram:

  • O veículo deve ser construído à base de materiais de papel, incluindo as rodas
  • O veículo deve pesar menos de 20kg.
  • Poderá ser utilizado até 500 gr de material que não seja derivado de papel (exemplo: ferro, alumínio, borracha, etc)
  • O veículo deverá caber em uma caixa cuja soma das dimensões deverá ser menor ou igual a 150 cm (comprimento + altura + profundidade <= 150cm)
  • Essa caixa deverá estar dentro dos padrões do transporte aéreo para poder ser despachada do país de origem até a Hefei na China por avião.
  • O veículo deverá ter 2 usuários: o puxador/empurrador, que irá movimentar o veículo e o “rider”, que estará montado sobre o veículo
  • O “rider” deve se manter a uma altura mínima de 20 cm do chão.

Além dos requisitos físicos, também recebemos as provas que deveríamos cumprir com nossa “paper bike”.

PRIMEIRO TEMPO

  • Prova da Montagem: ganha mais pontos o time que montar o veículo em menos tempo (a partir da caixa fechada)
  • Prova da Velocidade: ganha mais pontos quem correr mais rápido com o veículo
  • Prova da Precisão: ganha mais pontos quem derrubar o alvo em menos tempo.

SEGUNDO TEMPO

  • Batalha Real: uma mistura de Futebol com Hockey em que os times jogarão entre si em várias rodadas eliminatórias. Ganha mais pontos o time que fizer mais gols.

Antes que me perguntem por mais informações, já adianto: Todos os detalhes foram descritos, tim-tim por tim-tim em nossa documentação que estará disponível no final deste post.

NOSSO TIME: FLASHBEES.

Uma das coisas que eu mais gosto da metodologia do Design Thinking é o o time multidisciplinar e multicultural. Somente a partir das diferentes visões de mundo é que podemos chegar em uma solução mais abrangente e inovadora.

Nosso time era composto por:

  • Larissa (eu mesma): gerente de projetos, consultora de TI e MBA em Marketing.
  • Helena: Professora de educação visual e tecnológica, decoradora e empreendedora
  • Inês: Engenheira mecânica com foco em design e desenvolvimento de produtos.

A escolha do nome deveria ser baseado no tema “abelhas”, que por alguma razão, que eu não faço ideia, faz parte da tradição da Porto Design Factory. Após um pequeno brainstorming, decidimos por Flashbees. 🙂

A METODOLOGIA

Durante todo o desafio, a metodologia aplicada e aprendida foi a abordagem do processo de Design Thinking do SUGAR Network.

Apesar do diagrama ao lado representar um ciclo perfeito de:

  1. (re)Definir o problema
  2. Busca e síntese da necessidade
  3. Ideação
  4. Protótipo
  5. Teste

Na prática, esses passos nem sempre são feitos obrigatoriamente na sequencia, nem mesmo com a mesma frequência e intensidade. É essencial confiar no processo, porém sempre tendo em mente que o progresso é melhor que a perfeição.

O PROCESSO

O processo é o que faz a metodologia valer à pena. Assim como na vida, chegar ao destino é bom. Mas melhor ainda, é a nossa trajetória.

Os projetos feitos com ajuda do Design Thinking não possuem trajetórias lineares e por isso, para quem tem o perfil um pouco controlador fica um pouco assustado quando se depara com uma jornada assim:

“Tudo vale à pena se a alma não é pequena” já dizia Fernando Pessoa.

Caso esteja curioso para saber como foi nosso processo, preparamos uma documentação super especial que conta toda nossa jornada desse desafio. Foi tão bacana, que é por isso mesmo que gostaríamos de compartilhar com você.

Nessa documentação você poderá conferir os protótipos que fizemos, nossos grandes erros e sacadas, as principais lições aprendidas e claro, o resultado final de nosso esforço.

[convertkit form=1566753]

E antes de finalizar, queria compartilhar um mini-video para se ter uma ideia de como foi o desafio lá na China, com os times do mundo todo =)

MENSAGEM FINAL

Espero que esse post possa ter inspirado você a embarcar junto nessa viagem de inovação e aprendizado constante.

O Design Thinking é apenas uma das formas para poder resolver problemas e encontrar soluções que façam diferença no mundo. Independente de qual metodologia você pratica ou queira praticar, o importante mesmo é estar sempre nessa busca incessante de aprender e fazer.

Caso queira conversar, trocar uma ideia, ter uma opinião diferente para algum projeto que esteja trabalhando, entre em contato! É sempre um prazer poder contribuir.

Escreva para hello@lararamos.com

1 comentário em “Design Thinking – Paper Bike Challenge – ME310 Sugar Network”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *